Alunos do Programa Passaporte Universitário fazem atendimentos gratuitos direcionados à saúde da mulher
Ação social aconteceu na Praça Conselheiro Macedo Soares e teve aferição de pressão arterial, palestras, entre outros serviços
A Prefeitura de Maricá promoveu neste sábado (03/09) uma ação social com atendimentos direcionados à saúde da mulher com aferição de pressão, palestras sobre prevenção ao câncer de mama, higienização bucal, distribuição de kits de higiene, teste de hepatite entre outros serviços oferecidos pela rede de saúde. A ação de contrapartida do Programa Passaporte Universitário, da Secretaria de Educação, aconteceu na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro, e reuniu alunos dos cursos de enfermagem e odontologia da Universidade de Vassouras (Campus Maricá).
A Secretária de Educação, Adriana Costa foi prestigiar a ação e falou da emoção em seus ex-alunos participando como universitários e atendendo a população.
“É emocionante porque temos aqui não só alunos de Maricá, mas muitos estudantes que foram meus alunos na escola. É imensurável a satisfação de encontrar ex-alunos aqui e percebendo o quanto o governo está fazendo por esses jovens. Eles estão devolvendo um pouco do que aprendem na universidade, por meio do Programa Passaporte Universitário, que está mudando a vida da nossa cidade”, afirmou.
A coordenadora de odontologia do município, Aline Brito da Costa, destacou que a ação é também uma forma de orientar a população quanto aos serviços de odontologia oferecidos gratuitamente no município. “É importante fazermos essa atividade para tirarmos as dúvidas quanto à higiene oral, explicamos sobre a saúde bucal, distribuímos kits de higiene e prestamos todas as orientações sobre onde encontrar os serviços gratuitos de odontologia, uma vez que existem pessoas que moram nos bairros e não sabem onde o serviço é oferecido”, disse.
Palestra sobre prevenção da saúde e dinâmica sobre empoderamento feminino
Com o tema sobre a saúde da mulher obesa, o grupo da estudante do 5º ano do curso de enfermagem da Universidade de Vassouras, Amanda Hesketh, de 27 anos, realizou uma dinâmica sobre empoderamento feminino com as mulheres que passavam na rua. Durante a atividade, era entregue à participante uma caixa com um espelho dentro, onde ela deveria descrever sua qualidade olhando para o objeto refletor.
“Foi bem gratificante e muito pesado. Ouvimos muitos testemunhos sobre transtornos de imagem. Uma moça começou a chorar porque não conseguia ver a qualidade e foi muito acolhida pelo nosso grupo. Essa parte de estar na rua é sempre muito importante para a população e para a enfermagem é muito gratificante porque conseguimos passar o que estamos aprendendo na faculdade e também ouvir e aprender com a população porque cada pessoa vem com uma história e um jeito diferente”, comentou a estudante.
Na fila para aferir a pressão arterial, a dona de casa Benita de Souza, de 56 anos, aprovou a iniciativa. “Vi uma tenda falando sobre o câncer de mama, onde dão explicações sobre como fazer o autoexame de mama e nessa tenda aqui estão fazendo a carteirinha do idoso. Achei ótimo, agradável, um ambiente social e foi um dia muito proveitoso”, disse.