Promover experiências positivas de atendimento também é foco da Águas do Rio
Temas sobre como o cliente percebe a empresa, o que ele vê, ouve e sente foram abordados em evento
A natureza da Águas do Rio é movimentar vidas através da universalização do saneamento básico, o que transforma qualquer contato com a população em um potencial atendimento ao cliente. Para alinhar a postura das equipes que atuam diariamente nas ruas com relação às regras de ouro da empresa, mais de 300 colaboradores de São Gonçalo e Paquetá participaram de um treinamento, no Teatro Municipal de São Gonçalo, sobre “Como o cliente percebe a empresa?”. A concessionária quer ser referência de excelência neste quesito também.
Somente na região leste do Estado do Rio de Janeiro, mais de 1 milhão de clientes estão por trás das iniciativas de assentamento de rede, substituição de equipamentos, reparos de rede de distribuição, entre outros. Não se trata, então, somente de executar uma ordem de serviço na rua ou em um imóvel. Além disso, os profissionais que atuam administrativamente também são foco da ação, já que muitos deles são abordados pela população nas ruas.
“Cerca de 450 mil clientes por mês são atendidos através dos canais de atendimento oficiais da Águas do Rio, mas existe esse atendimento indireto que não é contabilizado. Nosso objetivo é empoderar cada colaborador, mostrar a importância de manter uma postura alinhada com os propósitos da empresa, para que consigam conduzir as mais diversas situações diárias de forma assertiva”, explicou a gerente comercial, Lucilla Barreto.
Além de aprender as regras de ouro do atendimento ao cliente na Águas do Rio, os participantes assistiram esquetes de teatro com o “Marcão, sem noção”. Ele representava posturas informais, desleixo com o uniforme e forma de comunicação, por exemplo, e era orientado por “Basílio” sobre como seria a maneira correta de conduzir o atendimento à “D. Adalgiza”, uma idosa que teria seu hidrômetro substituído. Uma maneira lúdica, sem julgamento de conduta, para reforçar o conhecimento transmitido no treinamento.
Jorge Luiz Reis Pinto, agente de saneamento, ficou bastante entusiasmado com tudo que aprendeu e colocará em prática no dia a dia com seus colegas de trabalho. “O que vimos no treinamento acontece no nosso cotidiano e agora ficaremos mais atentos porque representamos a empresa. Temos que estar prontos e solícitos para orientar os clientes, além de executar nossas atividades com o padrão de excelência da empresa evitando transtornos”, disse Jorge.
“Eu convivo diariamente com os clientes e alguns têm mais dificuldade com a ferramenta digital, por exemplo. Temos que cuidar de cada atendimento, adotar a situação apresentada com foco na solução e encaminhar internamente para que a empresa siga com o processo” disse, Tiffany Ferreira, agente de cadastro da Águas do Rio.
O próximo passo da concessionária é implantar o treinamento para os colaboradores da região leste do Estado do Rio de Janeiro, que contemplam as cidades de Maricá, Itaboraí, Tanguá e Saquarema.