Prefeitura de Maricá lançou em maio o levantamento que será o mais completo sobre a cidade

O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), ambos órgãos da Prefeitura de Maricá, firmaram colaboração para aumentar o quantitativo de agentes de pesquisa no Censo da Cidadania, cuja fase de coleta de dados deve ser concluída até dezembro. O levantamento, lançado pela Prefeitura nas comemorações dos 208 anos da cidade, visa conhecer detalhadamente os moradores de Maricá, por meio de questionários abordando os aspectos demográfico, econômico, educacional, de mobilidade urbana, entre outros.

Diretor do IDR, Diego Maggi explica que uma das demandas de informações sobre o município vem justamente da Codemar, cuja diretoria de Economia Solidária prepara projetos que exigem dados sobre o cenário socioeconômico local e, por isso, estava desenvolvendo um questionário próprio para embasar esses projetos.

“Com o lançamento do Censo da Cidadania, no entanto, houve o contato para que o IDR absorvesse as necessidades da companhia em seu questionário da fase econômica, que já está em andamento. Em contrapartida, recebemos um reforço na equipe de pesquisadores, o que garante a execução das pesquisas no prazo previsto”, disse Maggi, acrescentando que os novos agentes de pesquisa já passaram por uma capacitação aplicada pelos técnicos do IDR.

O Censo da Cidadania começou em abril, com o mapeamento do território municipal, concluído em maio e que detalhou o número de logradouros – domicílios e estabelecimentos comerciais – a serem visitados pelos agentes, nas fases econômica que deve ser finalizada em julho, e a domiciliar, que irá de julho a dezembro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp