Prefeitura encerra Semana da Síndrome de Down com filme e concurso de dança
A Prefeitura de Maricá encerrou nesta sexta-feira (25/03) a programação da Semana da Síndrome de Down com a exibição do filme “Cromossomo 21” e um concurso de coreografias do aplicativo Tik Tok. O evento aconteceu no Rotary Clube Maricá, no Caxito, com Pessoas com Deficiência (PCD) e familiares.
A atividade reuniu oito PCDs, entre pessoas com Down, dislexia, autismo, doença intelectual e paralisia cerebral. Muito animados, eles apresentaram diferentes coreografias das principais músicas tocados no aplicativo, como “Malvadão”, “Late coração cachorro”, “Passa lá em casa, tira minha roupa, fala que me ama”, e ganharam medalhas de participação.
A mais votada do concurso foi Marcelle da Costa Nunes do Monte, de 30 anos, que ganhou um troféu de melhor coreografia. “Gostei muito de participar e dancei a música ‘Late coração cachorro’”, disse Marcelle, que estava com a mãe Nádia Maria da Costa Nunes do Monte: “Ela gosta de interagir e fazer tudo. Dança, música, esportes”, completou a mãe.
Uma das participantes mais animadas foi Luana Venâncio, de 19 anos, que possui a Síndrome de Down: “Gostei muito, principalmente de dançar ‘Malvadao’ e ‘Late coração cachorro’. Adoro estar em lugares que posso sorrir e me divertir”, afirmou Luana.
Atividades ajudam com socialização
O psicólogo do Centro de Reabilitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leonídio Guedes, explicou como essas atividades ajudam no tratamento das Pessoas com Deficiência. “Essas atividades com música ajudam porque trabalham com cognição, interação em grupo, socialização e afetividade”, disse o psicólogo.
Após as apresentações das coreografias, o grupo assistiu ao filme “Cromossomo 21” e participou de uma confraternização pela Semana da Síndrome de Down.
Durante a semana, a prefeitura promoveu uma série de ações para celebrar a data, comemorada mundialmente no dia 21/03. A programação incluiu piquenique com dança no Parque Nanci, passeio de canoa e cadeira adaptadas na orla de Araçatiba, exibição do filme “Colegas”, no Cine Henfil, no Centro, e uma jornada científica enfoque na condição genética Trissomia do Cromossomo 21, conhecida como Síndrome de Down.