Aeroporto de Maricá recebe autorização para operar voos regionais e executivos

O aeroporto de Maricá, inaugurado há três anos, acaba de ser autorizado a operar voos regionais, executivos e a operar com instrumentos. O local funcionava com aeródromo desde a sua inauguração.

Atualmente, o aeroporto opera com IFR (Instrumental Flight Rules), o que permite decolagens, aproximações e pousos mesmo com pouca visibilidade.

A inserção do Aeroporto de Maricá com essa classificação, foi publicada na carta do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que regula a aviação em todo o país.

Essa implementação se junta à instalação de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi, sigla em inglês).

O Percurso de Aproximação de Precisão que foi instalado há um ano, é um conjunto de luzes que auxilia o piloto e baliza a pista nas operações de pouso noturno. Com o IFR, além de poder pousar à noite, as aeronaves poderão fazer a aproximação final com baixa visibilidade, devido a troca de informação entre o GPS de bordo com receptores/emissores em solo.   

Olavo Noleto, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em entrevista à Agenda Bafafá, explica a importância estratégica do aeroporto.

“Essa nova qualificação técnica do aeroporto municipal de Maricá atesta a enorme vocação estratégica desse terminal para funcionar como alternativa para a aviação regional, de apoio ao offshore e de pequeno porte em nosso estado”

O aeroporto de Maricá tem uma pista útil de 1.200 metros, pouca diferença para os 1300 do aeroporto Santos Dumont e está localizado a 60km da capital, a 40km do Comperj, a 100km de Cabo Frio, a 128km de Búzios e a 200km, em linha reta, dos campos do pré-sal da Bacia de Santos. Está é a menor distância entre o continente e as plataformas dos Campos de Lula e Libra. Com isso, o terminal se mostra estratégico para as operações de logística para a atividade offshore.

Agora com o funcionamento em tempo integral, o aeroporto torna-se uma base de apoio para eventuais operações de resgate nas plataformas e de voos médicos de emergência. 

Outro fato importante vale ser lembrado, com a mudança de aeródromo para aeroporto, o antigo ICAO SDMC passou para SBMI, passando a figurar nas cartas náuticas como aeroporto de médio porte.

Outra informação importante, é que o aeroporto de Maricá agora também opera junto com controle Rio (APP-RJ), através do radio pela torre de Maricá. O que facilita a comunicação torre pilotos para ajustar os procedimentos de pousos e decolagens do aeroporto de Maricá, por exemplo: quando a aeronave deve transferir a frequência do APP-RJ para a Rádio Maricá, ou vice-versa, além de outras situações de mudança de altitude e jurisprudência de cada órgão em determinado setor do espaço aéreo.

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