Ministro Alexandre Padilha conhece CEPTItaipuaçu e hospital Dr. Ernesto Che Guevara
Acompanhado do prefeito Fabiano Horta, ele visitou as instalações da nova escola de ensino integral e o maior hospital da cidade, referência em cirurgias e trauma
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, recebeu na manhã deste sábado, 06/05, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, conheceu as instalações do Campus de Educação Transformadora (CEPT) de Itaipuaçu, escola modelo em educação integral, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, referência em cirurgias eletivas e trauma no município.
Acompanhado do seu secretário executivo, Olavo Noleto, que já foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Padilha visitou a nova escola que será a maior da rede municipal de ensino, com capacidade de atender cinco mil alunos. O CEPT Itaipuaçu está sendo construído em uma área de mais de 24 mil m² na Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) e funcionará com ensino fundamental. A escola vai integrar o Programa Interfronteiras, em convênio do município com a China, para proporcionar aos alunos aprendizado em cultura, história e no idioma.
“Fiquei muito impressionado não só com a estrutura, mas com o projeto e essa parceria Brasil-China. O presidente Lula está voltando da China com acordos de muitos investimentos para gerar emprego e tecnologia aqui no Brasil. Acho que esse centro de Maricá, com a proposta de parceria e cooperação, os alunos vão poder estudar mandarim, usar equipamentos de tecnologia da China e fazer a formação, colocando os alunos de Maricá no mundo”, disse o ministro ao lado da secretária de Educação, Adriana Costa.
Ao todo, o campus terá 81 salas de aula, sendo 22 equipadas com telas interativas. O espaço contará ainda com laboratórios de idiomas, cozinha gourmet e de ciências naturais, refeitório, biblioteca, mini cinema, auditório, observatório e planetário. Na área externa, será construída ampla área de lazer para a comunidade escolar e moradores, com pista de skate e quadra de vôlei de areia.
Em seguida, a comitiva, composta por diversos gestores do governo municipal, seguiu até o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. Aberto durante a pandemia da covid-19 em 2020, o hospital é a maior unidade da rede de saúde na cidade e referência em cirurgias eletivas de diversas especialidades. Padilha comentou que acompanhou o projeto de construção do hospital, na época em que ele ocupava o cargo de ministro da Saúde.
“Esse hospital é o orgulho do SUS, não só de Maricá, mas de todo o Brasil. Tem tudo a ver com o que o presidente Lula vem fazendo, com o esforço de reduzir filas de cirurgias e de exames. É um atendimento de forma humanizada à população de Maricá, com equipamentos extremamente modernos e qualificados”, destacou o ministro ao lado do prefeito e da secretária de saúde, Solange Oliveira.
Com modernos equipamentos, o hospital possui 107 leitos e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia. Atualmente, a unidade já realizou mais de três mil cirurgias nos últimos oito meses, quando começou a realizar procedimentos eletivos. No centro cirúrgico são realizados procedimentos gerais, vasculares, urológicos, ortopédicos, pediátricos, ginecológicos, entre outros. Já o setor de trauma referenciado, inaugurado em fevereiro deste ano, recebe pacientes com lesões graves que chegam de ambulância.
“Ficamos muito felizes com a visita do ministro ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pois ajuda a dar o tamanho e a magnitude que o SUS tem na referência para as pessoas. Aqui temos toda a capacidade técnica de atendimento, com o sentimento de solidariedade e humanização muito presente.
Queria muito agradecer a presença do ministro, e que ele leve daqui essa boa impressão para difundir cada vez mais a cultura do SUS como organismo fundamental para a sociedade brasileira”, declarou o prefeito Fabiano Horta.
Crédito: Evelen Gouvêa