Guarda Municipal leva Ouvidoria Itinerante para Ponta Negra
O órgão recebeu, em 2022, mais de 300 solicitações de cidadãos com denúncias, sugestões ou reclamações

A Guarda Municipal de Maricá possui uma Ouvidoria para receber demandas, elogios e reclamações da população. Em 2022, foram feitos 325 atendimentos, sendo 116 elogios, o que representa 35,7% das solicitações, além de 59 reclamações (18,15% do total). Criada em maio de 2021, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Luiz Alberto Machado n° 14, Parque Eldorado. Também pode ser acionada pelo telefone (WhatsApp) no número (21) 99759-7852 e pelo e-mail: ouvidoriagm@marica.rj.gov.br.

Para que a população conheça um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo órgão, este mês a Guarda Municipal vai levar uma base móvel da Ouvidoria Itinerante para Ponta Negra, que será instalada na Avenida Maysa, próximo à galeta. Os atendimentos serão disponibilizados neste fim de semana, sábado (18/03) e domingo (19/03), das 8h às 17h. No local, poderão ser registradas denúncias, reclamações e sugestões sobre a atuação do efetivo nas ruas do município.

Em 2022, o setor teve um aumento de mais de 330% no número de demandas registradas em relação ao ano de 2021, de 75 para 325. A Ouvidoria é o primeiro passo do atendimento aos cidadãos e conta com servidores que trabalham interligados com todos os setores e unidades operacionais da Guarda Municipal para envio de demandas e solicitação de informações.

“Nos últimos anos, a Guarda Municipal mais do que dobrou seu efetivo e, com isso, também apresentou aumento no número de ocorrências registradas. A ouvidoria é um canal importantíssimo com a população, ali o cidadão pode fazer críticas, queixas, elogios e sugestões. É de suma importância para a percepção e melhoria do serviço que a Guarda desempenha na cidade”, destacou o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras.

A Guarda Municipal atua diariamente nos quatro distritos da cidade com ações de patrulhamento, fiscalização de trânsito e ordenamento urbano. Os agentes também trabalham em ações específicas por meio dos grupamentos especiais, como o Maria da Penha, que atua em apoio aos órgãos municipais e estaduais no atendimento de denúncias de descumprimento de medidas protetivas.

O órgão também atua por meio dos grupamentos Especial de Defesa Ambiental (Gedam), com ações para prevenir crimes ambientais e no atendimento a solicitações de resgate animais; o Especial Ostensivo de Trânsito (Geotran), responsável pela atuação nas vias de circulação de veículos; a Ronda Escolar, que trabalha nas unidades de ensino do município com ações educativas e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), responsável pela atuação preventiva e de patrulhamento na cidade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp