Bloco “Sou, mas quem não é?” uniu folia e conscientização sobre saúde mental
Evento do MariCarnaval animou o público com show de Jô Borges, além da participação de profissionais e usuários dos CAPS
A programação do MariCarnaval 2023 continuou com muita alegria na sexta-feira (24/02), com o bloco “Sou, mas quem não é?”, reunindo profissionais e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O evento teve como objetivo afastar estigmas sobre os sofrimentos psíquicos através da folia carnavalesca, agitando o público com show da cantora Jô Borges, que se uniu aos presentes para entoar sucessos marcantes do samba e da Música Popular Brasileira (MPB). O bloco foi uma iniciativa das secretarias de Turismo, Saúde e da Fundação Estatal de Saúde de Maricá.
Adriana de Mattos, assistente social do Caps Álcool e outras Drogas (Caps AD), destacou o papel do evento para a inserção social dos usuários, mostrando que o Carnaval é um momento de festa, mas também de reflexão.
“Esse é um movimento maravilhoso, auxiliando na inclusão social dos usuários do Caps por meio da participação na folia e também defendendo a luta antimanicomial. Agradeço a todos que estiveram presentes, mostrando que essas pessoas existem e precisam estar inseridas de forma ampla na sociedade, algo que devemos ter cada vez mais consciência”, afirmou.
Davi Franco Rangel, de 44 anos, é usuário do Caps AD e aprovou o bloco, lembrando da importância da assistência recebida no equipamento de saúde.
“Cuidado é o que o Caps significa para mim e adorei participar desse bloco com as equipes. Todos são tratados com carinho e igualdade pelos profissionais do Caps, o que ajudou na minha transformação e acho que na de outros usuários também. O evento foi uma forma de nos incluir, o que achei muito bom”, ressaltou.
Folia com felicidade e tranquilidade
Juliana Guimarães, de 31 anos, é publicitária e passou pela primeira vez o carnaval na cidade. Ela elogiou o bloco e a folia maricaense.
“Eu moro aqui há apenas um ano e curti o meu primeiro Carnaval em Maricá. Achei os blocos muito seguros e aproveitei tudo com felicidade, passando por paisagens lindas do município. O bloco do Caps foi muito agradável, confortável e adorei a música”, acrescentou.
Blocos do fim de semana encerram o MariCarnaval 2023
O Carnaval está chegando ao fim na cidade, mas ainda há blocos para aproveitar o restante da folia. Neste sábado (25), o bloco “Joga a Mumbuca pro Alto”, promovido por equipes da Secretaria de Economia Solidária, promete agitar a população, com concentração marcada para às 15h na Rua Álvares de Castro, no Centro. No domingo (26), o Bloco Kavukaí encerra o MariCarnaval 2023, levando alegria ao bairro Araçatiba a partir das 14h.