Secretaria de Iluminação Pública de Maricá realizou mais de 24 mil serviços em 2022

Mais de três mil luminárias foram substituídas por lâmpadas de led e outras mil novas foram instaladas pelo órgão em todos os distritos da cidade

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Iluminação Pública, substituiu mais de três mil luminárias de mercúrio por lâmpadas de led, instalou outras mil novas lâmpadas e efetuou mais de 24 mil serviços na cidade ao longo de 2022. Entre as principais funções desempenhadas pelas equipes estão a manutenção da luminária viária, revitalização da iluminação de praças e parques, canteiros, passarelas e áreas esportivas, além da resolução de aproximadamente 15 mil solicitações recebidas de moradores

O 1º distrito (Centro) foi o local que recebeu mais luminárias com a substituição de 1.462 lâmpadas, seguido do 4º distrito (Itaipuaçu) com 1.447, o 2º distrito (Ponta Negra) com 697 e, pelo 3º distrito (Inõa), com 560 substituições. Entre os bairros que já receberam a nova iluminação estão Parque Eldorado, Araçatiba, Itaipuaçu, Mumbuca, Parque Nanci, Flamengo, além de arenas, quadras poliesportivas, praças, passarelas e a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

“Essa substituição das luminárias de mercúrio por led e a manutenção das lâmpadas é uma preocupação, não só com a economia que as luminárias de led proporciona, mas também com o bem-estar da cidade, com a locomoção das pessoas e com a segurança pública”, afirmou o secretário de Iluminação Pública, Fábio Aguiar.

As lâmpadas de led têm maior durabilidade, com estimativa em torno de 60 mil horas, diferente das 24 mil horas de duração da lâmpada a vapor. Além disso, são recicláveis, emitem menos gás carbônico em comparação com as convencionais, possuem maior foco, luminosidade e reproduzem as cores do ambiente com mais fidelidade. Em termos de economia, as lâmpadas led chegam em torno de 60%. Aproximadamente 95% da energia elétrica é convertida diretamente em luminosidade, ao contrário das luminárias comuns, que o índice fica em 60%.

Quanto aos serviços de manutenção realizados, o 1º Distrito se destaca com 8.394, seguido do 2º Distrito com 6.491, o 4º Distrito com 6.166 e o 3º Distrito com 3.467. Já o Parque de Iluminação ganhou novos pontos de iluminação desde 2009, quando tinha 13 mil luminárias, passando para 30 mil em 2013 e alcançando o total de aproximadamente 48 mil em 2022.

Ilumina Maricá

Outro destaque do ano foi a implantação a ferramenta “Ilumina Maricá”, que facilita a solicitação de serviços de manutenção de luminárias pelo cidadão, que poderá acompanhar a resolução do pedido pelo site: ilumina.marica.rj.gov.br. A plataforma lançada em dezembro de 2022 pela Secretaria de Iluminação, em conjunto com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação, permite que o contribuinte solicite reparos relacionados à luminária apagada, com funcionamento intermitente ou acesa de forma ininterrupta.

Ao entrar no site, o cidadão deverá fazer um cadastro inserindo dados pessoais como CPF, telefone, nome e e-mail. Em seguida, deve selecionar a opção de registrar uma solicitação de iluminação pública, o local, escolher o tipo de reparo a ser atendido, registrar uma foto do local e descrever o problema. Por fim, o contribuinte receberá um protocolo de atendimento e poderá acompanhar a resolução pelo site.

Com isso, o atendimento passa a ser 100% online. O site também permite que o cidadão aponte no mapa o ponto exato da solicitação fazendo com que a equipe técnica encontre o local com mais rapidez e facilidade. A plataforma já era utilizada pelos colaboradores que recebiam as demandas por meio dos smartphones, com envio de informações obtidas em tempo real e o retorno enviado ao cidadão por meio de mensagem SMS. 

Os outros canais de atendimento da Secretaria continuam disponíveis: (21) 96461-3144, (21) 96461-3146 e (21) 97007-5655 (apenas mensagens de WhatsApp) para solicitação de serviços.

Crédito: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp