Segunda edição da série de webnários da Codemar, que marca o centenário de Darcy Ribeiro em Maricá, será sobre “Educação e Consciência Crítica”
A segunda edição da série de Webnários, que celebra o centenário de Darcy Ribeiro em Maricá, tem data e local para acontecer: será na próxima terça-feira (29/11), às 16h, no Cineclube Henfil. O painel “Reconstruindo o Brasil no Centenário de Darcy Ribeiro” será conduzido pela rapper e ativista social Nega Gizza, com as participações da coordenadora de educação integral da Secretaria de Educação, Claudia Cardoso; da professora Lia Faria; do educador, antropólogo e pedagogista, José Pacheco; e do editor, educador e escritor, Allan Rosa.
O webnário é produzido pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e vai abordar o tema “Educação e Consciência Crítica” sob a ótica do sociólogo, antropólogo, educador, escritor e indigenista, Darcy Ribeiro, que morou parte de sua vida na cidade. O evento tem entrada franca, com limite de 150 lugares no Cineclube Henfil, que serão preenchidos por ordem de chegada.
Para a coordenadora de educação integral da Secretaria de Educação, Claudia Cardoso, esta edição do webnário será uma oportunidade de ampliar os debates sobre as ideias de Darcy Ribeiro e buscar reflexões de paralelos com o momento atual.
“Eventos como esse nos traz a possibilidade de ouvir e aprender ainda mais sobre esse ser humano fantástico que foi Darcy Ribeiro. A oportunidade de ver os fazimentos do Darcy reverberando através das falas de pessoas que conviveram e amaram Darcy é de uma expectativa enorme. Ele conviveu com muitas pessoas, intelectuais, alunos, quem trabalhava com ele. Isso nos traz a sensação de que é possível sim fazer um mundo melhor e mais justo, como ele sonhou. Na nossa educação em Maricá, praticamos as ideias de Darcy cotidianamente, de uma educação mais digna, equânime e, principalmente, mais humanizadora. Então, para nós, essa experiência é enriquecedora”, considera Cardoso.
A primeira edição da série de Webnários em homenagem a Darcy Ribeiro em Maricá foi realizada em outubro, mês do centenário do antropólogo, como parte da programação da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) que aconteceu no Centro Administrativo de Itaipuaçu. O tema foi a visão de Darcy Ribeiro sobre “O Povo Brasileiro”. Ao todo, a série terá dez eventos, sempre na última semana do mês. Outras oito edições ocorrerão ao logo de 2023. Superintendente da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar e futura gestora da Casa Museu Darcy Ribeiro, Rita Rosa, diz que os webnários são fundamentais para a concepção do espaço cultural que está sendo planejado em Maricá na casa onde viveu o antropólogo.
“Essa série de webnários, patrocinados pela Codemar, é fundamental, uma vez que no próximo ano serão inaugurados o Centro Cultural Darcy Ribeiro e o Centro Cultural Berta Gleizer, ao lado. A expectativa para a inauguração do museu está muito grande e realizar estes webnários com temas que englobam as obras de Darcy e temas que foram tratados por ele ao longo da sua vida é muito importante para já irmos mensurando a relevância desse museu para a cidade e a cultura de uma maneira geral”, ressalta Rosa.
Serviço:
“Reconstruindo o Brasil no Centenário de Darcy Ribeiro: Educação e Consciência Crítica”
Dia 29/11 (terça-feira), às 16h
Cineclube Henfil
Rua Alferes Gomes, 390 – Centro, Maricá