Saúde abre a exposição que incentiva a prevenção ao câncer de mama no Shopping Boulevard
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu na quinta-feira (20/10) a exposição “Tem marcas que o tempo pode evitar”, que apresenta painéis com depoimentos de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer de mama, uma maneira de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença — que possui mais de 90% de chances de cura quando descoberta nos estágios iniciais. A mostra gratuita faz parte das ações voltadas ao Outubro Rosa e ocorre até o dia 30/10 no hall de entrada do shopping Boulevard Maricá, no Centro.
A abertura da atividade contou com música ao vivo e homenagens às moradoras expostas nos painéis, que receberam flores dos gestores da saúde do município e também compartilharam as suas vivências à população presente. Dessa forma, elas proporcionaram um momento de conscientização e inspiração a outras pessoas que passam por situações similares, reforçando que o câncer de mama tem cura, além de lembrar que o exame preventivo e a mamografia são procedimentos fundamentais para o rastreio e iniciar o tratamento o quanto antes.
Luana Rodrigues, subsecretária da Rede de Atenção à Saúde, ressaltou o impacto dos depoimentos, essenciais para um olhar mais atento aos sinais e ampliar o entendimento sobre as medidas de prevenção entre os maricaenses.
“A exposição das mulheres que venceram o câncer de mama é muito importante para o município, porque elas trazem a sua experiência de superação e reforçam o papel do diagnóstico precoce para salvar vidas. O câncer de mama tem cura e devemos vê-lo como algo a ser enfrentado e vencido. Por isso, convidamos a população para visitar a exposição, conhecendo histórias que servem de exemplo para que outras mulheres se previnam e as que enfrentam a doença tenham mais forças para superar”, afirmou.
População movimenta a exposição
Dezenas de pessoas participaram da abertura da exposição, tendo contato com histórias inspiradoras e ampliando a conscientização sobre o tema. Uma das homenageadas presentes foi Ana Maria da Silva, de 62 anos, moradora de Santa Paula. Ela lembrou que teve o diagnóstico do câncer de mama já em um quadro com complicações e garantiu que a prevenção é o melhor caminho para a cura.
“Ser representada na exposição é um privilégio e sou um exemplo de superação. Descobri o câncer de mama há 10 anos, já em estágio avançado, então é uma felicidade compartilhar a minha história e fazer com que as mulheres não desanimem, correndo atrás da sua vitória. Quando o diagnóstico é precoce, o tratamento tem mais chances de cura e é menos doloroso, por isso peço que todas se conscientizem e façam os exames”, pontuou Ana Maria.
Kamila Santos de Souza, de 31 anos, é moradora do bairro Pindobas e aprovou os painéis expostos, lembrando o impacto das vivências dessas mulheres para que outras estejam mais atentas à sua saúde.
“A exposição está maravilhosa e podermos acompanhar tudo que elas viveram é inspirador, representando a luta e a vitória contra o câncer de mama. Isso é um incentivo para realizarmos os exames preventivos, porque muitas vezes vamos deixando o tempo passar, não nos atentamos, mas precisamos respeitar a nossa saúde. Falar sobre o câncer de mama é um ato de cuidado e tenho certeza que essa atividade irá conscientizar muitas mulheres”, concluiu.