Aumenta a oferta de água tratada em Itaipuaçu e Inoã, em Maricá, o equivalente a 29 piscinas olímpicas

Obra realizada pela Águas do Rio beneficiará mais de 43 mil pessoas

 

Uma obra realizada pela Águas do Rio, interligando uma adutora de grande porte às redes de distribuição que atendem os distritos de Itaipuaçu e Inoã, aumentou a oferta de água tratada para esses distritos de Maricá. Com esta intervenção, o volume equivalente a 29 piscinas olímpicas de água por mês passa a integrar o sistema de abastecimento. Esta é apenas a primeira etapa da obra prevista pela concessionária para essa região.

 

De acordo com os últimos dados do IBGE, de 2019, o município está entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro que mais cresceu populacionalmente. “Os dois distritos sempre apresentaram problemas crônicos de falta d’água e essa obra veio em um momento importante para acompanhar o crescimento vegetativo dos distritos, além de manter o fornecimento para mais de 43 mil moradores”, explica o gerente de Operações, André Antônio.

 

Diversas melhorias operacionais foram realizadas pela empresa para permitir o acréscimo desse volume no sistema de distribuição de água. Entre as principais ações estão o combate às perdas de água, por meio de substituição de tubulações deterioradas, retirada de ligações clandestinas, reparo de vazamentos, melhoria das unidades, controle operacional para equilibrar a demanda de água recebida em cada região na cidade, entre outras atividades.

 

Para Sidimar Alves da Silva, conhecido como Sid e morador há 23 anos do bairro Bosque Fundo, em Inoã, a mudança no fornecimento foi percebida rapidamente com a chegada da Águas do Rio. “Há seis anos colocaram uma rede aqui, mas que abastecia somente uma vez por semana e a água chegava bem fraca. Tanto eu como os meus vizinhos, tínhamos que contar com a água de poço, que não é boa e nem confiável. Hoje, não existe mais esse problema, conseguimos tomar banho, fazer comida e outras tarefas da casa com tranquilidade, porque podemos contar com água de qualidade e forte”, ressalta Sid. 

 

Na fase seguinte, prevista para o segundo semestre deste ano, a concessionária vai instalar uma bomba na rede de distribuição para aumentar ainda mais a pressão, tornando o abastecimento cada vez mais seguro e regular, já prevendo o verão 2023, quando eleva a demanda nestas regiões.

 

Outro investimento significativo da Águas do Rio em Maricá será a construção de uma nova adutora, com 11 quilômetros de extensão, que vai interligar as estações de tratamento de água de Ponta Negra e Maricá. A capacidade de tratamento da ETA de Ponta Negra também será ampliada. A iniciativa vai beneficiar aproximadamente 35.500 pessoas no 1º distrito da cidade.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Follow by Email
Instagram
WhatsApp