Mais de 500 crianças da rede pública aprendem boas práticas na redução do desperdício de água tratada
Circuito teatral promovido pela Águas do Rio marca comemoração do Dia da Água em cinco municípios da região leste do Estado do Rio
A educação é um dos caminhos para o desenvolvimento humano, assim como o acesso à água tratada e de qualidade. Sendo assim, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, em parceria com o Lona na Lua e as escolas dos municípios de Itaboraí, Maricá, Saquarema, Tanguá e São Gonçalo, levou dos dias 21 ao 25 deste mês, um circuito com um espetáculo teatral sobre como cuidar do recurso hídrico e evitar desperdícios comtemplando mais de 500 alunos do Ensino Fundamental I da rede pública.
“Acreditamos que projetos sociais estreitam relações com os municípios em que atuamos, promovem cidadania e valorizam pessoas. O objetivo desta ação é formar cidadãos engajados e multiplicadores de boas práticas na construção de um mundo mais sustentável em que cada um pode contribuir evitando perda de água tratada em atividades simples do dia a dia, por exemplo”, diz Adriana Lo Preste, Coordenadora de Responsabilidade Social Águas do Rio.
A peça trata de três amigos que precisam desenvolver uma atividade escolar em grupo sobre como cuidar da água para não ficar sem ela no futuro. Durante a conversa, os amigos dão diversos exemplos do que acontece em suas casas e como podem melhorar. Ao final da apresentação o público assume o personagem da professora dando uma nota 0 ou 10 para a atividade do trio.
Atento ao enredo, o aluno Andrew Dias, de 9 anos, da Escola Municipal Profa. Dilza da Silva Sá Rego, localizada no município de Maricá, destacou as cenas do dia a dia: “Eu aprendi que não podemos deixar a torneira aberta ou o chuveiro ligado por muito tempo.”. Já o que mais chamou atenção da Laís de Oliveira, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Professora Zulquerina Rios, em Tanguá, foi o cuidado com o meio ambiente “não podemos jogar lixo no chão porque suja a água dos rios e a praia.”.
Iniciativas como esta complementam os conteúdos apresentados em sala de aula e torna a Águas do Rio uma parceira do ensino. “Nossos alunos ficaram muito felizes com a oportunidade de assistir ao espetáculo que a empresa trouxe para a escola e aprenderam muito. Todo dia é uma nova oportunidade de trocar saberes e as ações que somam são bem-vindas porque acrescentam na vida dos alunos.”, disse Raquel Cristina Chagas, Diretora Adjunta na Escola Municipal Profa. Dilza da Silva Sá Rego, em Maricá.