Políticas públicas de Maricá são destaque no segundo dia da Expo Favela Innovation 2025
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), participou neste fim de semana (25 e 26/10) da Expo Favela Innovation 2025, a maior feira de empreendedorismo que conecta a favela ao asfalto. Realizado no Rio de Janeiro, o evento contou com um espaço dedicado à apresentação das políticas públicas implementadas pelo município.
Neste domingo (26/10), a programação teve mesas de debate sobre comunicação nas favelas e uma roda de conversa sobre políticas públicas que transformam comunidades, com a participação da secretária das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, Brunna Tavares, do presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, e do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT-RJ), Diego Zeidan.
“A participação na Expo Favela foi uma experiência incrível. Maricá está se transformando e se tornando exemplo para outros municípios aplicarem políticas públicas eficazes. Recebemos grande público nos dois dias de evento, o que reforça o interesse pelas ações que desenvolvemos. Foi uma oportunidade importante para mostrar o trabalho e o compromisso da Prefeitura com a população”, afirmou Brunna Tavares.
Entre os projetos apresentados estiveram as bicicletas vermelhinhas (adultas e infantis), a Moeda Social Mumbuca e o Programa Renda Básica de Cidadania (RBC), além da exibição, pela primeira vez, de quatro curtas-metragens gravados no município.
“Este evento é uma porta de entrada para aprendermos e compartilharmos experiências. Discutir as iniciativas desenvolvidas em Maricá, como a tarifa zero no transporte público, é uma forma de fortalecer políticas que promovem qualidade de vida e desenvolvimento econômico para a população”, destacou Celso Haddad.
A Expo Favela Innovation 2025 reuniu artistas, empreendedores, gestores públicos e lideranças comunitárias, promovendo o protagonismo das periferias por meio de negócios e soluções inovadoras que transformam realidades. A programação incluiu painéis, palestras e encontros estratégicos voltados à troca de experiências e ao debate sobre modelos de gestão pública focados na valorização da economia popular e no desenvolvimento sustentável.
O evento também contou com uma palestra sobre “A nova era das comunidades”, apresentada pelo Jovem Cerebral, além de exposições e apresentações artísticas que encerraram a programação da feira.




