Encontro LGBTQIA+ em Maricá celebra diversidade
Edição abordou a visibilidade lésbica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, nesta sexta-feira (13/09)
A Prefeitura de Maricá promoveu nesta sexta-feira (13/09) o encontro LGBTQIA+ de Maricá, que celebra a visibilidade lésbica, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O evento contou com apresentações artísticas, poesia, música e shows. Além da entrega de moções de aplausos – em homenagem às Lésbicas e pessoas que apoiam a causa dos Direitos Humanos pelo trabalho e relevância na cultura e outras áreas de atuação do Conselho Municipal LGBTQIA+ de Maricá.
“Esse é o encontro que nós realizamos todos os meses e vamos manter essa proposta até a ‘Parada LGBTQIA+ de Maricá’. O tema deste mês é a defesa dos direitos humanos das mulheres lésbicas e bissexuais, pela vida, pela cidadania, por emprego, saúde, trabalho, renda, cultura e segurança”, disse Carlos Alves, presidente do Conselho Municipal do LGBT. Destacando que celebrar a Visibilidade Lésbica é uma forma importante de reconhecer e valorizar a diversidade dentro da comunidade LGBTQIA+ e de trabalhar para um mundo mais inclusivo e justo.
A ação, que é promovida pelo Conselho Municipal LGBTQIA+ de Maricá, Fórum LGBTQIA+ de Maricá e Itaipuaçu e Fórum Lésbicas de Maricá, destaca que promover a visibilidade lésbica não só ajuda a criar um ambiente mais inclusivo e equitativo, mas também celebra a diversidade e contribuições valiosas das mulheres lésbicas para a sociedade.
Para Lili Araújo, presidente do Fórum das Lésbicas, vice-presidente do Conselho Municipal LGBTQIA e membra da Articulação Brasileira das Lésbicas, que faz parte do Conselho dos direitos da Mulheres, destacou a importância da iniciativa.
“A gente quer enfatizar que esses encontros potencializam a participação de toda a comunidade LGBT, com simpatizantes, porque às vezes você tem um filho que é, tem uma mãe, tem um irmão, um amigo, e vem para cá apoiar a nossa causa. Então, eu convido a todos a participarem sempre, apoiando esse projeto”, falou.
O evento contou com show de Rute Santana e Isis Gouveah. Para a homenageada Vera Gomes, de 77 anos, o objetivo é destacar a importância de incluir as vozes e histórias das mulheres lésbicas na conversa mais ampla sobre igualdade e diversidade.
“Eu acho que é necessário ter esse espaço de encontro, não só de festa, pois aqui a gente conversa, discute e avança. Estou bem feliz em receber essa homenagem”, comentou a visitante, que estava junto de sua companheira há 56 anos, Anita Souza, de 76 anos. “Fiquei muito agradecida e honrada em receber essa moção. Um evento que reúne e mostra que podemos nos reunir e aproveitar. Mostra que Maricá é também o país dos gays, e o país dos gays é Maricá”, destacou Anita.