Tragédia em SP: Queda de Avião da Voepass em Vinhedo
Na tarde desta sexta-feira, 9 de agosto, um avião da companhia aérea Voepass, antiga Passaredo, caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, de prefixo PS-VPB, transportava 58 passageiros e quatro tripulantes no voo que partiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP).
O avião envolvido no acidente é um modelo ATR 72-600, conhecido por sua eficiência em rotas regionais. Este turboélice é amplamente utilizado por companhias aéreas devido à sua capacidade de operar em pistas curtas e sua economia de combustível. O ATR 72-600 tem capacidade para até 68 passageiros e é equipado com modernos sistemas de navegação e segurança.
A Voepass, que opera sob este nome desde 2019 após a aquisição da MAP Linhas Aéreas, é uma das companhias aéreas regionais mais antigas do Brasil, com uma história que remonta a 1995, quando ainda operava como Passaredo. A empresa tem sede em Ribeirão Preto (SP) e possui uma frota composta por aeronaves ATR 72-500, ATR 72-600 e ATR 42-500.
De acordo com dados do site Flightradar24, a aeronave PS-VPB apresentou frequentes reduções de velocidade durante o voo, chegando a 35 nós em alguns momentos. Essa variação pode indicar possíveis problemas no motor1.
A prefeitura de Vinhedo confirmou a morte de todos os ocupantes da aeronave.
A Voepass acionou todos os seus recursos para prestar apoio aos passageiros, tripulantes e seus familiares. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
A Voepass disponibilizou um canal de atendimento 24 horas para fornecer informações aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes envolvidos no acidente.