Prefeitura promove campanha de adoção de cães e gatos em Itaipuaçu
No total, 12 animais ganharam um novo lar
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção Animal, promoveu neste sábado (06/04) uma edição especial da campanha de adoção de cães e gatos na Praça do Barroco, em Itaipuaçu. Durante a ação, 12 animais resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos receberam um novo lar. A iniciativa é realizada em conjunto com protetores do município, voluntários que resgatam e abrigam os animais até o momento da adoção.
“Damos a oportunidade desses animais encontrados em situação de rua, vítimas de abandono ou nascidos de cruzamento indesejável encontrarem uma família e viverem com dignidade com as campanhas de adoção realizadas pelo município. Adotar é um ato de amor!” declarou Frederico Passos, coordenador de Proteção Animal de Maricá.
Antes de serem doados, os animais passam por processo de aplicação de vermífugo e os adultos são castrados. A secretaria ainda oferece a castração de filhotes adotados a partir dos seis meses de idade.
Para a moradora Ana Clara Machado, de 20 anos, a campanha mostra que muitas pessoas gostam de ter um animal de estimação. “É uma nova oportunidade de conseguir um lar para esses animais. Aqui demonstra que os adultos também estão procurando um amigo para cuidar”, disse a moradora do Barroco.
Campanha também acontece on-line
A campanha de doação também é disponibilizada on-line pelas redes sociais da secretaria (Instagram, Facebook ou WhatsApp). Interessados em adotar um amigo podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @secpa.marica ou pelo WhatsApp (21) 99546-0334, das 8h às 17h.
Além das feiras de adoção, a secretaria, em parceria com a ONG Rio Ecopet, desenvolve campanha de sustentabilidade para recolher tampinhas plásticas e lacres de alumínio e trocá-las por ração para cães e gatos de protetores cadastrados no município e animais de rua.
A iniciativa foi criada também com foco na preservação do meio ambiente e tem apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Cidade Sustentável e da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar). O objetivo é recolher, mensalmente, cerca de uma tonelada de tampinhas plásticas.