Maricá realiza comemorações em homenagem ao dia da Visibilidade Lésbica
Eventos acontecem entre o sábado (26/08) e o domingo (10/09) e serão realizadas pela Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, em parceria com a Coordenadoria Municipal LGBTQIA+
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos, em parceria com a Coordenadoria Municipal LGBTQIA+, inicia no sábado (26/08), na Casa dos Conselhos, no Boa Vista, a semana da Visibilidade Lésbica. Na ocasião ocorrerá o 1º Encontro Fórum Lésbicas de Maricá, a partir das 9h. O evento faz parte da celebração do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica celebrado anualmente em 29 de agosto no Brasil. Várias ações com este foco estão agendadas até o dia 10 de setembro.
A criação da data tem como principal objetivo o combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos, como afirma o coordenador municipal LGBTQIA+, Carlos Alves.
“Essa data foi construída pelos movimentos de lésbicas, a partir de um encontro nacional ocorrido em 1983, que ficou conhecido como o “Stonewall brasileiro”. Nosso objetivo é dar visibilidade a esse tema e pedir respeito às lésbicas. É importante ressaltar que as mulheres lésbicas negras e periféricas estão ainda mais vulneráveis às diferentes formas de violência”, alertou Carlos Alves.
Agenda de Eventos
Na segunda-feira (28/08), acontece o projeto Pela Cidadania Lésbicas em Maricá, onde será criado um grupo de trabalho, na Casa dos Conselhos, às 11h.
Já na terça-feira (29/08), Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, a bandeira lésbica será hasteada na passarela da entrada da cidade, às 12h. A partir das 19h será realizada uma live, onde serão debatidas o Dia da Visibilidade, pelas redes do Fórum LGBT de Marica e Itaipuaçu.
No dia 30 de agosto está programada uma reunião para discutir a geração de Renda Economia Solidária e Criativa para lésbicas, na Casa dos Conselhos.
Na quinta-feira (31/08) será realizada uma live, às 19h, pela Visibilidade Lésbica, nas redes sociais do Fórum LGBT de Maricá e Itaipuaçu. No dia 04 de setembro, será realizado na Casa dos Conselhos dois eventos, com debate sobre a negritude e a luta lésbica, às 15h e às 18h exibição de filmes em homenagem a Visibilidade Lésbica.
Por fim, no dia 10 de setembro acontece de 14h às 22h, o 2º Encontro LGBT de Maricá em homenagem a visibilidade lésbica e a 2ª Feira da Diversidade LGBTQIA Cultura e empregabilidade de Maricá, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
Fotos: Elsson Campos (https://www.flickr.com/photos/prefeiturademarica/albums/72177720310708452 )