Alunos das escolas municipais assistem competições do ‘Troféu Brasil de Patinação Artística 2023’
Ao todo, 400 estudantes torceram para atletas da etapa torneio nacional e aspirantes
Alunos das escolas municipais Mata Atlântica e Rita Sampaio Cartaxo
assistiram, na quarta-feira (16/08) e na quinta-feira (17/08), às competições da etapa torneio nacional e aspirantes dentro do ‘Troféu Brasil de Patinação Artística 2023’, promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação. Durante o evento, os 400 estudantes puderam apreciar e ver de perto um pouco das coreografias, a expressão facial dos atletas, o estilo da dança, a técnica da patinação, entre outros.
“É muito importante estarmos reunindo educação, esporte e interação artísticas para os nossos alunos. Esse projeto foi pensado em adicionar mais conhecimentos e mostrar diferentes esportes para as nossas crianças e para a população de Maricá”, disse o secretário de Educação, Marcio Jardim.
O campeonato, que acontece em Itaipuaçu, faz parte do projeto “Dèjà Vu: como é bom sonhar de novo” de patinação, e vai até sábado (19/08) na arena formada pelas ruas Elisa Vieira Veras, 34, Alice Máximo de Souza e 52. Para a aluna da Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, Ana Rebeca, o evento mostra a magia e a alegria da patinação. “Estou encantada. Todas as meninas patinaram lindamente e mostraram que podemos fazer dos nossos esportes uma linda apresentação e profissão”, comentou.
Local é considerado um dos melhores e evento continua até sábado (19/08)
A Arena “Dèja Vu” reúne, ao todo, 343 atletas brasileiros de 38 clubes nas categorias mini-infantil, infantil, cadete, sênior, solo, dupla, masculino, feminino, adulto e juvenil. Os competidores apresentam aos 11 juízes, em torno de três a quatro minutos, as performances nas quais serão analisadas as coreografias, a expressão facial, o estilo da dança, a técnica da patinação, eixos e figuras obrigatórias.
O presidente da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, Moacyr junior, comentou sobre o local ser um dos melhores e mais equipados para a modalidade. “Aqui temos uma das melhores quadras para a patinação artística, além de termos os serviços integrados e disponíveis para os nossos técnicos e atletas presentes. Maricá está marcando e esse evento deixará um legal e um super lugar para a população patinar”, falou.
As competições acontecem a partir das 9h e toda a programação e os resultados podem conferidos pelo link: https://www.cbhp.com.br/site/ e a iniciativa atenderá, ainda, às escolas dos quatro distritos de Maricá por quatro semanas e as escolas de tempo integral do município até o fim do ano de 2023. Ao todo, a Arena Dèjá Vu ficará montada por 16 dias, terá atividades com alunos, familiares e população.
Arena de patinação
A Arena Déjà Vu está montada na quadra formada pelas ruas Elisa Vieira Veras, 34, Alice Máximo de Souza e 52, em Itaipuaçu, Maricá. O espaço conta com arquibancada, área de convivência, mezanino, vestiários, banheiros e área de food truck, além de interação esportiva e educacional. A Arena tem entrada gratuita e está aberta ao público geral para assistir as competições. O nome do “Déjà Vu” faz referência ao ambiente nostálgico dos rinques de patinação dos anos 1980.
Programação da Arena
De 11 a 19/08:
Competição do troféu Brasil de Patinação Artística 2023, aberta ao público
De 21 a 25/08:
8h às 17h – Clínicas de iniciação educativas esportivas para alunos da rede municipal de ensino
18h às 22h – Patinação aberta ao público