Agosto Dourado: Saúde promove atividade de mobilização na Praça Orlando de Barros Pimentel
Ação de estímulo ao aleitamento materno acontece neste sábado (19), com espaços informativos, alongamento e teatro
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (19/08), a partir das 9h, uma ação do Agosto Dourado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, representando o mês de apoio e incentivo à amamentação na cidade. A mobilização é aberta ao público e contará com tendas informativas, onde serão proporcionados diálogos sobre direitos da gestante, planejamento reprodutivo, aleitamento e alimentação saudável, saúde emocional e doação de leite. As participantes também poderão assistir a uma peça teatral, além de participar de alongamento e de um momento dedicado à amamentação.
As dinâmicas reunirão profissionais e usuárias das Unidades de Saúde da Família (USF) presentes nos quatro distritos, simbolizando, principalmente, o acompanhamento recebido desde o pré-natal por gestantes e puérperas nos serviços oferecidos em Maricá.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, garantiu que o Agosto Dourado integra o cuidado às mães e crianças, além de provocar condições melhores para as mulheres seguirem com a amamentação.
“Nos empenhamos para estimular o aleitamento materno, o que é fundamental para garantir o bem-estar dos bebês. Por isso, nessa ação e em todo o Agosto Dourado deste ano, o foco é no apoio à mulher trabalhadora, que necessita de cuidado e suporte familiar para manter a amamentação. As servidoras de Maricá já contam com seis meses de licença maternidade e esperamos que essa mobilização gere outras mudanças sociais”, afirmou.
Aline Peixoto, da coordenação da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente de Maricá, ressaltou o papel da atividade para trazer impactos positivos e dar continuidade ao estímulo à amamentação nos próximos meses.
“Nós acreditamos e apoiamos o incentivo ao aleitamento materno, estimulando a sua proteção no município. A mobilização do Agosto Dourado é um pontapé inicial para o trabalho realizado no decorrer do ano, por isso é importante estarmos juntos nesse momento, trocando informações e experiências que renderão frutos. As mães precisam de apoio para retornar ao trabalho e manter o aleitamento materno adequado, então convido todos a se unirem a essa causa”, convocou Aline.
Maricá conta com uma sala de apoio à amamentação
O município possui uma sala de apoio à amamentação e coleta de leite materno, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Materno Infantil, localizado na Rua Clímaco Pereira, 375, no Centro. No local, é oferecida consultoria e orientações diversas às mulheres com dúvidas ou dificuldades relacionadas ao processo de amamentação, contribuindo para o bem-estar das mães e bebês.
Além disso, a equipe do serviço realiza a coleta do leite materno de forma domiciliar, a partir do agendamento prévio através de mensagem pelo WhatsApp (21) 2637-3395. O leite materno coletado é transportado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, que é o responsável por direcionar o leite para bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTI neonatal, que não podem ser alimentados pelas mães.
Campanha pela amamentação nas unidades de saúde e redes sociais
Durante o Agosto Dourado, a mobilização acontece em diversas USF do município, levando conscientização e cuidado de forma lúdica às usuárias dos serviços. As atividades já ocorreram nas USF Carlos Marighella, Recanto, Barroco, Santa Paula, Inoã 2 e Bambuí. Além disso, a USF Inoã 1, realizará uma ação de apoio ao aleitamento materno na próxima quarta-feira (23/08), às 14h30, direcionada às cadastradas na unidade. Outras dinâmicas serão feitas progressivamente em outras USF.
Em outra frente, nas redes sociais da prefeitura, está sendo veiculada a campanha “Trabalho e amamentação: alimente esse cuidado”, com diversos materiais multimídia que abordam a importância de oferecer suporte às mães trabalhadoras, para que elas consigam manter a amamentação exclusiva até, pelo menos, os seis meses de vida do bebê. A campanha inclui vídeos, cards informativos e outras peças.