Solenidade marca a inauguração da praça Dr. Orlando de Barros Pimentel no centro de Maricá

Foi inaugurada na tarde desta Quarta Feira (18) a praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, o ato teve a presença do Prefeito Fabiano Horta e primeira Dama Rosana Horta, seu vice, Diego Zeidan, o vereador Dr Richard, o presidente da autarquia de obras (SOMAR), Renato Machado, secretário de cultura Sady Bianchin, secretário de agricultura Julio Carolino, vereador Felipe Auni, Felipe Bittencourt e Robson Dutra, além de artistas e personalidades da cidade.

O espaço, que foi completamente remodelado, conta agora com estação das bikes vermelhinhas, playground, bicicletários, iluminação de LED e câmeras de monitoramento, trazendo mais segurança e conforto para os frequentadores do espaço.

O processo de revitalização foi efetuado em uma área de 7.541 m². O serviço incluiu paisagismo, instalação de uma área de brinquedos infantis e a construção de dois pergolados em madeira e ferro, trazendo um estilo rústico ao ambiente.

A sede do Mercado das Artes está com pintura nova e melhorias estruturais. Já o prédio da Casa de Cultura segue recebendo reformas estruturais. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o imóvel já foi sede da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Dr. Orlando de Barros Pimentel

Quem foi Dr. Orlando de Barros Pimentel?

Dr Orlando, médico sanitarista, foi durante três mandatos prefeito de Maricá, por quase 17 anos, na época do governo de Ernani do Amaral Peixoto, foi o idealizador da “Reforma Urbana” embelezamento da cidade, construção de reservatório de água. E, dentre outras coisas, construção de rede de esgoto e implantação da carroça do lixo. Não podemos esquecer de citar o Hospital Público de Maricá, atual Hospital Conde Modesto Leal.

A praça que leva o seu nome, é a mais antiga da cidade, desde então ainda é o principal ponto turístico de Maricá.

Nela temos a, como é conhecida hoje, Casa de Cultura, que após Maricá ter sido elevada  à categoria de cidade em 1889, em seu interior passou a funcionar os três poderes municipais, a saber, Executivo, Legislativo e Judiciário.

Além disso, também funcionavam em seu interior, a cadeia pública e a delegacia, e outros órgãos, inclusive o Banco do Brasil. 

Aos poucos, esses órgãos foram transferidos para outros locais, conservando-se apenas a Câmara Municipal até o ano 2000.

Consequentemente, em maio de 2001, foi inaugurada a atual Casa da Cultura, que foi fechada em abril de 2016 para reforma geral que foi entregue à população em 2020.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp