Saúde leva conscientização e estímulo à vacinação a estudantes de Ponta Negra
Ação aconteceu no Colégio Estadual Francisco José do Nascimento, oferecendo orientações e esclarecendo dúvidas
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na terça-feira (20/06), uma ação de incentivo à vacinação contra diversas doenças no Colégio Estadual Francisco José do Nascimento, localizado em Ponta Negra. A atividade foi idealizada por profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, reunindo aproximadamente 34 alunos do terceiro ano do ensino médio para explicações sobre as vacinas que estão presentes no dia a dia, destacando a importância delas para fortalecer o sistema imunológico e promover o bem-estar de toda a população.
A dinâmica começou com apresentação temática conduzida por técnica de enfermagem, farmacêutico e agente comunitário de saúde da unidade, abordando as principais vacinas disponíveis para crianças e adolescentes; as diferenças entre elas; os locais de vacinação para esses públicos; assim como o papel da imunização para a saúde coletiva. Durante essa etapa, os profissionais falaram sobre as vacinas BCG (contra a tuberculose), pneumocócica 23 (que oferece proteção à pneumonia e meningite); meningocócica C (prevenindo a meningite e a meningococcemia), HPV, dT (difteria e tétano) e também contra a Covid-19.
Ao final da ação de conscientização, a equipe da USF Ponta Negra disponibilizou a dose anual contra a Influenza (gripe) àqueles que ainda não haviam se vacinado, fortalecendo o sistema imunológico dos participantes no combate à doença.
Patricky Silva, farmacêutico da unidade e um dos responsáveis por organizar a ação, destacou a mobilização dos alunos e o interesse pelo tema.
“Essa ação foi ótima e contou com a adesão dos alunos, falando sobre a importância das vacinas para o dia a dia, contribuindo com a nossa saúde. Todos estavam muito interessados e fizeram diversas perguntas, esclarecendo dúvidas para transmitir essas informações aos familiares e amigos. Essa é a primeira atividade no local e vamos levar esse projeto mensalmente para outras escolas do segundo distrito da cidade”, afirmou.
Proteção e conscientização
Mariana Gonçalves, de 17 anos, é aluna do terceiro ano da escola e participou da dinâmica. Ela aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe e aprovou a ação.
“Gostei muito dessa iniciativa, porque facilita a vacinação, já que não precisamos ir à unidade de saúde. Na atividade, também aprendi mais sobre as vacinas, entendendo como elas atuam e nos protegem. Toda a minha família está vacinada e agora estou ainda mais segura”, ressaltou.
Wendel Matos, de 18 anos, também se protegeu contra a gripe e convocou todos a fazerem o mesmo.
“É muito bom poder me vacinar na própria escola e acho muito importante a imunização, por isso tomo todas as vacinas. Recomendo as pessoas a procurarem os locais de vacinação, ajudando a reduzir os casos de várias doenças”, acrescentou.
Vacinação continua nas USF da cidade
A população em geral com mais de seis meses de idade pode se vacinar contra a gripe, de segunda a sexta-feira, em 25 Unidades de Saúde da Família (USF) do município. É importante reforçar que a imunização prossegue enquanto durarem as doses em estoque, por isso é importante que os moradores compareçam a uma das USF o quanto antes.
Em relação às vacinas de rotina, os moradores podem comparecer à USF de referência (responsável por atender à região de moradia) para verificação da caderneta, orientações e posterior regularização da vacinação.